topo.jpg

Extensão em Música - pesquisa

Pesquisa em Música

a) “Música e alfabetização”: Nos últimos anos, foram executados 2 projetos relacionados a este tema, sendo que o primeiro realizou-se em convênio com o Mestrado em Música da UFG.

O principal objetivo das pesquisas realizadas era estimular o desenvolvimento integral de alunos de pré-escola, através de uma experiência que inter-relacionasse a música e o processo de alfabetização formal.

As atividades se desenvolveram com alunos de pré-alfabetização do Cepae, sendo que das duas turmas que a instituição possui nesse nível (A e B), uma se constituiu em grupo de controle e a outra em grupo experimental.

Sem entrar nos detalhes de cada projeto realizado (que estão relatados nos últimos Anais da ABEM) podemos dizer, resumidamente, que os resultados alcançados reforçaram o valor de um processo bem orientado de educação musical, avaliando o desenvolvimento musical obtido no grupo participante.

Quanto aos resultados no processo de alfabetização, no 1º projeto realizado, os textos produzidos pelos alunos não apresentaram diferenças significativas entre a produção escrita das 2 turmas. No 2º projeto, houve uma diferença favorável ao grupo experimental no que se relacionava aos dados de leitura e escrita considerando o início e o final do experimento, mas os números ainda não puderam ser considerados significativos. De qualquer forma consideramos que houve uma melhora nos resultados comparando-os com aqueles obtidos na pesquisa anterior.

b) Integração de linguagens artísticas: Este é o tema do projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo atualmente na subárea de Artes. Visa agrupar sub-projetos que busquem desenvolver atividades de integração entre linguagens artísticas. Para 2003, um desses sub-projetos intitula-se “Música, teatro e dança: integração a partir de Shakespeare”. Este projeto está sendo desenvolvido nas turmas de 2º ano do EM.