topo.jpg

Coral do CEPAE

A idéia da formação de um grupo vocal no âmbito do CEPAE surgiu do interesse de um grupo de professores por esse tipo de atividade. As razões básicas apresentadas relacionavam-se ao desenvolvimento da integração do grupo e à prática relaxante de uma atividade musical.

O grupo, que a princípio seria composto por professores do CEPAE, foi aberto, também, a pais de alunos, alunos do Ensino Médio e funcionários do Centro. No entanto, até aqui, a maior parte dos coristas se constitui de membros do corpo docente. O grupo caracteriza-se pelo amadorismo de seus componentes, uma vez que a maioria deles não possui, nesse primeiro momento, um vasto conhecimento da linguagem musical.

Para nós, a formação do coral se justifica não só pelo interesse desse grupo de professores, mas também pelos benefícios que a prática coral possibilita aos participantes. O coral seria, para os pais de alunos e professores, uma contribuição ao desenvolvimento perceptivo; à melhor impostação e expressão vocal; à expansão do gosto musical, à aquisição de conhecimentos básicos da linguagem musical; ao desenvolvimento da habilidade de participar em uma atividade de música em conjunto; etc. Para os alunos, já que é oferecido como uma atividade optativa, traria uma contribuição no sentido de enriquecer a formação musical que ocorre também em sala de aula.

O Coral do CEPAE tem se apresentado, nestes primeiros anos de experiência, em eventos promovidos pelo próprio Centro e no âmbito da UFG. Nossa intenção é a expansão gradual de seu alcance, na medida em que forem sendo aprimorados aspectos técnicos e expressivos da voz de cada corista e do grupo como um todo.